O Modelo Cognitivo Comportamental e a Orientação Psicológica para Concurso Público

Juliana Amaral

Há aproximadamente cinco décadas, na Universidade da Pennsylvania ( Philadelphia) o professor Dr. Aaron Beck liderou um grupo de estudo e formulou as bases do que se conhece hoje por Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

O foco do estudo era a influência do pensamento disfuncional e da avaliação cognitiva irrealista de eventos sobre as sensações e comportamentos do indivíduo. A pesquisa e a prática clínica mostraram que a Terapia Cognitiva gerou bons resultados na diminuição de sintomas associados a quadro psicopatológicos[i].

Leia mais

A importância do preparo Psicológico para os estudos de Concurso Público

Juliana Amaral

Como você se sente no dia que vai realizar uma prova de concurso ? O aspecto psicológico pode influenciar no resultado positivo ou negativo de uma prova ? Para responder a essas questões, é importante refletir sobre a importância do estado emocional para alcançar o objetivo da aprovação.

A prova de concurso público não é apenas uma prova de conteúdo, os próprios editais de concurso público enfatizam que serão analisados além de conteúdo jurídico a postura e desenvoltura do candidato.

Leia mais

A TCC e os Estudos para Concurso

Juliana Amaral

A Terapia Cognitivo Comportamental preconiza que existe um grande link entre o pensar e o agir. A forma como você pensa, afeta diretamente o seu sentimento e o seu comportamento.

Por isso é fundamental aprender a monitorar o pensamento para que comecem a surgir bons sentimentos e consequentemente comportamentos favoráveis para o momento da prova oral.

Durante um dia, inúmeros pensamentos passam pela cabeça de todas as pessoas. Esses pensamentos ocorrem sem que nós percebamos. É exatamente isso que Aaron Beck denomina de pensamentos automáticos.

Leia mais